sexta-feira, 3 de maio de 2013

Verbo



Verbo

Os "Verbos" são palavras que podem indicar uma ação (correr, trabalhar), um estado (ser, estar), um fenômeno da natureza (chover, ventar), uma ocorrência (aconteceu, sucedeu), uma vontade, desejo ou sentimento (sentir, querer), uma conveniência (convém, cumprir), uma opinião (achar) etc.
A classe dos verbos é a mais variável da língua portuguesa, se flexionando em número, pessoa, tempo, modo e voz.
Suas variações são chamadas conjugações.
De acordo com a forma de conjugação, os verbos são classificados em regulares, irregulares, anômalos, defectivos, e abundantes.
Para se conjugar um verbo conforme a pessoa certa precisamos saber qual pronome do caso reto é que se refere aquela ação. Sendo assim se é “Juliana fez a lição hoje”, entendemos que é a 3ª pessoa do singular do caso reto. Ela fez, se fosse Eu, seria “Eu fiz”, se fosse Você seria “Você fez”. Percebe que o verbo muda quando se refere e “eu”? Nem sempre será do mesmo jeito entre Ela e você, mas precisamos saber também a usar o tempo.
O Verbo pode estar em qualquer uma das pessoas do caso reto, e ainda estar em um tempo específico. Os tempos em que podem ser conjugados os verbos (é como se diz quando se adéqua o verbo ao tempo e a pessoa) são os seguintes:
Indicativo
Presente
Pretérito perfeito
Pretérito imperfeito
Pret. mais-que-perfeito
Futuro
Condicional
Conjuntivo
Presente
Pretérito imperfeito
Futuro
Imperativo
afirmativo
negativo
Infinitivo pessoal

 Para que nós possamos nos expressar de maneira correta é importante entender o conceito de verbo, ele sempre vai indicar quem fez e quando se fez, mesmo que não seja informada a pessoa, e se por acaso não houver o pronome relativo para indicar, procure verificar o nome das pessoas citadas, como os exemplos abais:
Hoje comprei chocolate para o meu filho. (está implícito o pronome EU)
João e Roberto estavam jogando bola a pouco. (João e Roberto = Eles)
Eu e Luciana vamos pegar os livros. (Eu e Luciana = Nós)
Vanessa correu para pegar a bola. (Vanessa = Ela)
Para conjugar o verbo utilizamos a disposição dos pronomes pessoais do caso reto desta maneira, verifique abaixo a conjugação do verbo SER:

Nenhum comentário:

Postar um comentário