terça-feira, 7 de maio de 2013

Poesia



A poesia é uma maneira de se expressar, assim como qualquer texto, porém com o objetivo literário ou lírico. Lirismo (lírico) é a maneira de tratar o tema com um elevar (valorização), com figuras de linguagem rebuscadas e um vocabulário mais trabalhado (seja ele formal ou não). Os temas da poesia são diversos e pode ser qualquer um, antigamente os trovadores as faziam para cantar e por isso o trabalho com a musicalidade dentro da produção, preocupando-se com as rimas, assim como com o tamanho dos versos, que era algo necessário para o resultado final de musicalidade.
Aquele que fala na poesia (não o autor) é o eu lírico, ele representa uma espécie de narrador, nem sempre trazendo a ideia do autor, muitas vezes podendo inclusive ser alguém diferetne dele. Por exemplo, um torcedor de um time de futebol é capaz de – visto os seus conhecimentos de causa – escrever uma poesia para outro time, mesmo sendo ele um adversário. O fato é que uma mulher pode usar um eu lirico masculino para poder falar de amor, mesmo não sentindo amor por uma mulher. Assim, um professor pode escrever um poema com um eu lírico de aluno, um paciente com um eu lirico de médico, e assim por diante.
A Poesia se constitui em rimas, estrofes, sílabas poéticas e versos. As rimas são as palavras que têm o final com o mesmo som, os versos são as linhas do poema, as estrofes são os conjuntos de versos (o agrupamento, versos juntos), as sílabas poéticas são diferentes das comuns pelo fato de se contarem através de seus sons e não de sua escrita. Para se contar o número de sílabas poéticas nós podemos realizar a escansão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário